O BURACO DA FECHADURA

rabiscos, escrevinhações, achismos e outras bobagens

Buscar
  • marcosthomazm

“A GENTE QUER COMIDA, DIVERSÃO E ARTE”


Ninguém escapa ileso de uma pandemia...


As restrições impostas pelo novo Coronavírus não poupam ninguém!


Mas em alguns casos o impacto é devastador.


Poucas categorias foram tão afetadas quanto a artística!


E esse é o tema do mais novo podcast “Redação Tabajara”.


Como fazer cultura e gerar receita neste cenário??


Músicos paraibanos, em sua quase totalidade, alijados do controverso sistema de remuneração via streaming e direitos autorais, sem apresentação ao vivo, como estão se mantendo durante este período?


A pressão por mais e efetivas políticas públicas emergenciais para a área cultural, os modelos nacionais de fomento ao setor, o desmonte denunciado no antigo Ministério da Cultura pelo governo Bolsonaro.


Todas estas pautas estão no centro desta edição.


Para tratar do assunto com a propriedade de quem produz e executa políticas culturais no estado da Paraíba foram convidados representantes das duas frentes: o vice-presidente da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (FUNESC), Pedro Santos; a “gatuna” Ruana Gonçalves e sua guitarra “Ritaleeana”, com pitadas de caribó, originalidade gaúcha e doses homeopáticas de nordestinidade; além do multifacetadoDaniel Big Jesi, contrabaixista que só joga a favor, “condutor de picapes sonoras modernas”, mentor de beats, aglutinador de estilos e “gentes”, burilador de jóias brutas da cena local.


Para conferir o podcast Redação Tabajara basta clicar no link a seguir:


https://open.spotify.com/episode/0mPg8sRC8Gvdda61ydA5pj?si=jqHodhwZT9iNOyvYyTYxpw


, ou acessar o perfil Rádio Tabajara nas principais plataformas de streaming (spotify, Deezer etc). Lá você também pode acompanhar outras edições e produções diversas da programação da emissora.


RÁDIO TABAJARA, A CASA DA CULTURA PARAIBANA


Por falar em cultura... algumas ações isoladas surgem para se somar a “Força Tarefa” em torno do setor. A Rádio Tabajara, uma quase centenária “militante” da arte produzida na Paraíba tem duas importantes “frentes” em execução simultaneamente:


O Palco Tabajara realiza hoje, terça feira, 01 de junho, a sua 4 edição da Temporada 2021. Subirão ao palco da Usina Energisa as bandas About The Blues e Hazamat. O evento blueseiro e rock’n roll acontece a partir das 20h com acesso vetado ao público, mas transmissão ao vivo via FM 105,5 e canais da Rádio Tabajara no Facebook e Youtube.


Já o Festival de Música da Paraíba registrou recorde de inscritos para a sua quarta edição. Nada menos que 362 compositores registraram canções para participarem do evento, que terá eliminatórias e final previstas para acontecerem em setembro. Agora todas as músicas inscritas passarão por processo de seleção realizado através de curadores independentes e modelo impessoal, sem identificação direta dos autores durante análise.

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 
 
pexels-photo-776153.jpeg

ENTRE EM CONTATO

Suas informações foram enviadas com sucesso!