marcosthomazm
Atriz, mãe e ativista! Perto dos 80 anos, Zezita Matos é o retrato da força da mulher paraibana

Primeira dama do teatro paraibano. Mulher, agrestina, comunista convicta desde a década de 50.
Atriz, professora, mãe, esposa, militante.
Essa personalidade multifacetada é Zezita Matos, daquelas forças da natureza inexprimíveis se for através daqui, destas mal traçadas linhas mas, de carisma irresistível quando através das próprias palavras.
Quase 8 décadas de uma vida profícua pessoal e profissionalmente. Filhos, amor, profissões múltiplas, mais amor, ativismo político (endurecendo, sem perder a ternura, jamais).
Zezita Matos é a personificação dessa multiplicidade feminina e eu tive o prazer de conversar com ela no podcast “Tabajara Entrevista”, uma produção exclusiva para este formato, focada na apresentação de grandes personalidades paraibanas, famosas, ou anônimas à boa parcela da população.
No papo conosco Zezita falou sobre sua trajetória profissional, ainda lá nos idos distantes da década de 60, curiosamente tendo como ponto de partida cinematográfico o trabalho em filme baseado na obra do conterrâneo José Lins do Rego. Tratou da fama instantânea após atuação em novelas globais, da conciliação de profissões, do papel de mãe e esposa e claro, política. Atuante, Zezita fez um comparativo sobre os dramas de resistir a Ditadura Militar, (quando chegou a ser procurada pelas forças de repressão e teve de se esconder) e o cenário atual brasileiro.
Você pode conferir este, outros episódios, ou destaques da programação da Rádio Tabajara clicando no link a seguir, ou acessando o perfil da emissora nas principais plataformas de streaming (spotify, deezer etc).