O BURACO DA FECHADURA

rabiscos, escrevinhações, achismos e outras bobagens

Buscar
  • marcosthomazm

CHEGA DE MITO E HERÓI NACIONAL!!



Ninguém em sã consciência quer a saída de Luiz Henrique Mandetta do Ministério da Saúde, agora, neste momento!


Qualquer um com o mínimo equilíbrio das faculdades mentais sabe que o prejuízo sem ele hoje seria colossal...


Há sempre a ameaça de um novo terraplanista ocupar o posto e, agora, em meio a pandemia, não dá para ficar a mercê dessas idéias malucas...


Ok, ok, mas o fato de ser um oásis de alguma lucidez em um deserto habitado por lunáticos não faz de Mandetta um herói! Alto lá! Neste país que entroniza qualquer aventureiro de plantão, então?!?! Nem contem comigo...


O ministro da Saúde é apenas um profissional, que nutre mínimo respeito pela ciência, passou pela academia, comanda uma pasta eminentemente baseada em dados científicos e normas mundiais rígidas! Óbvio, né??


O que mais caberia ao Sr. Mandetta, senão esta postura pautada minimamente em orientações de órgãos de saúde mundiais? Tudo bem, a pergunta nos faz retornar a condução ilógica de outros ministérios e que poderiam se replicar na Saúde!!


Verdade, mas lembremos também, que existe um corpo técnico no órgão que referenda os dados e condução a serem seguidos pelo Ministério. O comandante da pasta se colocaria contra todos os números embasados em ciência levantados pelos auxiliares?? Mais que isso, como disse, Luiz Mandetta é médico. Conhece a obviedade das medidas a serem seguidas no caso.


Ainda complemento que toda a iniciativa do Ministério da Saúde foi provocada por mobilização externa (governadores, prefeitos, Congresso, imprensa, opinião pública etc). E tardia em alguns pontos , vale frisar. Afinal percebam a demora dos pedidos de material básico etc...


E mesmo assim, com toda esta bagagem, o senhor Mandetta titubeou em alguns momentos... lembremos que após a trágica fala do presidente Bolsonaro em rede nacional, praticamente convocando a população ao genocídio, no dia seguinte, o Ministro na tradicional coletiva diária mudou o tom, mas claro, tentando disfarçar com amenidades.


Foi receita de chá da vovó pra cá, de suco da mamma pra lá e, no fim da explanação, o indicativo claro: citou detalhadamente a possibilidade de flexibilização das medidas restritivas, legitimando inclusive a fala do presidente sobre um tal isolamento vertical.


Pois vejam bem, especialistas negam a existência dessa modalidade de contenção do vírus chamada isolamento vertical (onde apenas os idosos e grupos de risco permaneceriam em quarentena). Simplesmente inexiste na literatura médico-científica. Mera invenção de político, ou seja nada mais que um Bolsonarismo!


Ontem, a emenda saiu pior que o soneto! Este conceito tupiniquim de flexibilização veio em formato de sugestão oficial do... Ministério da Saúde!! Ora ora, dizem que a suavizada alinhada ao discurso eterno do presidente faz parte do acordo para permanência de Mandetta no cargo, visto que ontem ele “foi mas voltou”!


A sugestão, por sinal é pitoresca! Orienta locais com 50% dos leitos vagos a começarem a liberar o fluxo! Já teve gente maldosa dizendo que, pensando na produtividade máxima, o governo quer ocupar os leitos ociosos.


E vejam bem, como me lembrou meu amigo Fábio, há uma variável maior que respeito pela ciência, responsabilidade mínima, o escambau, que faz o ministro manter a linha de ação... A postura do ministro Mandetta de se contrapor a idéia xeque de Bolsonaro o catapultou a posição de queridinho da mídia, com respingo direto em apoio maciço popular (bateu 76% de aprovação na última pesquisa).


Mas o que é que eu quero dizer com este “arrudeio” todo. Como fala na minha Bahia: “Quem quiser que entre nessa pilha” de mitificar o Senhor Mandetta! Não dou cartaz de defesa em redes sociais, quiçá armo palanque para panelaço! Aí é demais!


Deixa ele lá fazendo o básico, “feijãozinho com arroz” dele e eu aqui com “um olho no peixe, outro no gato”!!

58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

DELÍRIOS DE CARNAVAL

Eu me preparei para "quando o carnaval chegar"... Havia um vírus no meio do caminho... O Corona não se preocupa, sei lá, talvez nem seja carnaval no calendário chinês, essa coisa de Ano do Boi etc e c

 
 
pexels-photo-776153.jpeg

ENTRE EM CONTATO

 

©2018 by MTM. Proudly created with Wix.com