O BURACO DA FECHADURA

rabiscos, escrevinhações, achismos e outras bobagens

Buscar
  • marcosthomazm

Jornalismo da Rádio Tabajara recebe premiação nacional - Por Josi Simão*


João Lira e Mateus Silomar na Rádio Tabajara

Com a matéria intitulada ‘Linguagem Inclusiva’, o jornalista Mateus Silomar e o editor de áudio João Lucena Lira, foram os grandes vencedores na categoria áudio do 1º Prêmio de Jornalismo Inclusivo, realizado pelo jornalistas&Cia, com apoio da HBO LatinAmerica. A premiação visa reconhecer os melhores trabalhos jornalísticos que fazem uso da linguagem neutra ou inclusiva. O resultado da premiação foi divulgado no último dia nove. A matéria foi veiculada nos programas jornalísticos da Rádio Tabajara, emissora da Empresa Paraibana de Comunicação - EPC, no dia 28 de setembro de 2020.


Para Mateus, a notícia chegou para brindar todo o trabalho a que vem se dedicando em relação às pautas ligadas aos movimentos sociais, que considera de extrema importância para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O tema da matéria discute uma questão que vem se apresentando na sociedade de forma ainda discreta, mas com objetivos claros, o de incluir, sem preconceitos, discriminações e ofensas, a indivíduos ou grupos, reafirmando a igualdade que reza a Constituição Nacional.


“Com as constantes mudanças sociais, é natural que o nosso vocabulário também precise ser atualizado. Fico muito feliz que a Rádio Tabajara me possibilita tratar de matérias como essa, ligadas aos movimentos LGBTQIA+. Agradeço a parceria com o editor João Lira. Agradeço a todos os ouvintes e também à EPC. Em 2021, pretendemos dar continuidade a essas matérias especiais, levando reportagens humanizadas e reflexivas ao nosso público”, disse.


João, que está sempre envolvido nesses projetos da emissora, disse que fazer esse tipo de matéria é sempre algo muito enriquecedor, tanto em um aspecto técnico-profissional, como também no pessoal, principalmente em matérias que aborda inclusão e diversidade. “Ouvir as pessoas sobre assuntos do dia a dia delas, sobre o que vivem na pele, é muito significativo. E eu recebi a notícia da premiação com muita emoção, porque eu sou do tipo de pessoa que põe muito sentimento no que faço e ter esse esforço reconhecido é realmente muito gratificante. Incentivar matérias como essas, que dão voz e vez a quem precisa, é ainda o melhor de tudo isso”, afirmou.


O gerente de jornalismo da Rádio Tabajara, Marcos Thomaz, assinalou essa premiação como uma coroação do êxito de uma proposta que vem sendo implementada na emissora, de privilegiar abordagens mais profundas, mais densas sobre as temáticas em geral, na busca de oportunizar linguagens, histórias, casos, pessoas, situações, muitas vezes marginalizadas, mas que podem ter esse espaço radiofônico para serem ouvidos.


“Esse projeto passa por uma política pública da rádio, que é pluralizar e aprofundar esses discursos, apresentar além do superficial, fora do local comum. Por meio de Mateus e João, todos os que fazem a Tabajara estão de parabéns. Este é um primeiro passo para acreditarmos cada vez mais no que está sendo proposto. Isso nos sinaliza que estamos no caminho certo e a nos engajarmos ainda mais nesse projeto, de produzirmos materiais cada vez mais exclusivos, diferenciados”, avaliou Marcos.


A Rádio Tabajara (AM 1.110 e FM 105.5) é uma emissora da Empresa Paraibana de Comunicação - EPC, que tem como diretora-presidente, Naná Garcez. A diretoria de Rádio e TV é conduzida por Albiege Fernandes.


*Josi Simão é jornalista repórter da Rádio Tabajara e responsável pelo site da emissora.

**Texto originalmente publicado no site da Rádio Tabajara: radiotabajara.pb.gov.br


Clique no link abaixo para acompanhar matéria completa:




80 visualizações0 comentário
 
 
pexels-photo-776153.jpeg

ENTRE EM CONTATO

Suas informações foram enviadas com sucesso!