O BURACO DA FECHADURA

rabiscos, escrevinhações, achismos e outras bobagens

Buscar
  • marcosthomazm

LUCIANA BALBINO - A paraibana que saiu do roçado para estampar o ranking da Forbes


Uma menina da zona rural paraibana figurar entre “poderosas” do mundo Agro na mais conceituada publicação de economia e negócios do mundo!?!


Uma “mulher do roçado” estampar a badalada Forbes!?!


Como a mesma define: “a única pobre em meio a outras 99 grandes produtoras mundiais, detentoras de enormes propriedades e fortunas”...


Essa é apenas mais uma passagem da impressionante trajetória de Luciana Balbino, o fenômeno de inspiração oriundo da pequena Comunidade de Chã de Jardim, em Areia.


Foi lá, na localidade que a mesma, emocionada, define como o melhor e mais lindo lugar do mundo, que Luciana fez a sua mini revolução para ela e outros conterrâneos.


Com uma Associação criada ainda na sua adolescência, há 25 anos, Luciana gerou uma enorme cadeia econômica e sustentável, que hoje gera empregos diretos a 60 pessoas e beneficia indiretamente uma rede de 200 famílias.


Um ecossistema complexo e cooperativista que envolve atividades que passam por agricultura familiar, ecoturismo, culinária regional etc.


A gastronomia, que hoje é carro chefe, por sinal, foi um dos pontos de partida e ilustram perfeitamente a relação coletiva que regem as ações em Chã de Jardim. A montagem do espaço, equipagem do, hoje renomado, Restaurante Vó Maria foi feita com talheres e utensílios diversos emprestados por moradores do lugarejo.


É o perfil desta fisicamente mirrada, mas gigante mulher em coragem e determinação, que o Tabajara Entrevista apresenta nesta edição.


O podcast, que é um espaço exclusivo destinado a abordar histórias de grandes personalidades paraibanas pode ser acessado clicando no link abaixo, ou buscado por Rádio Tabajara nas principais plataformas de streaming:


https://open.spotify.com/episode/1Gmq8GdMwUGroLyp46jYLi?si=58ALvIbMR3yHs4j9nuNJlA

415 visualizações0 comentário
 
 
pexels-photo-776153.jpeg

ENTRE EM CONTATO

Suas informações foram enviadas com sucesso!