marcosthomazm
NEM TUDO É O QUE PARECE!

O serviço voluntário, petulante e presunçoso de OMBUDSMAN da imprensa paraibana hoje vai resgatar uma notícia de uma semana atrás:
Manchete do portal RPN: PT decide romper com grupo de Ciro Gomes no Ceará (https://goo.gl/ieSMCs )
A manchete do portal de notícias ligado a emissora de rádio da mesma empresa indica textualmente que houve uma decisão de instância partidária do PT em consumar/oficializar ruptura com o grupo do candidato a presidente nesta eleição, Ciro Gomes, e o seu irmão, o senador eleito Cid Gomes. A manchete não encontra respaldo em nenhuma passagem da matéria, que se resume a uma exortação de indignação de um deputado federal reeleito José Guimarães, logo após o episódio da polêmica entre Cid Gomes e militantes petistas durante evento pró Haddad neste segundo turno. Ou seja, o que se tem é uma ameaça de um membro do partido, um aceno/desejo de ruptura de uma pessoa do PT, apenas. Bem diferente do que indica a manchete.
A matéria indica ter sido baseada em publicação do portal cearanews. Talvez o erro sensacionalista tenha sido de origem, mas não encontrei a matéria correlata no portal cearense. Ademais, para ratificar o equívoco total da manchete utilizada pelo portal paraibano deixo a seguir um link do mesmo controverso site do Ceará, de hoje, sobre ação de campanha juntos entre o governador cearense reeleito, Camilo Santana, do PT e o “quase defenestrado” Cid Gomes: https://goo.gl/VjRXG8
Se a internet nos contempla com a pluralidade de vozes, representa a quebra do monopólio da informação, por outro lado elevou a enésima potência o problema da credibilidade da notícia. E este terreno pantanoso de notícias distorcidas atrai para o lamaçal também outros veículos de notícia, que replicam informações sem checar a credibilidade da mesma, ou dos próprios grupos que a geram.