O BURACO DA FECHADURA

rabiscos, escrevinhações, achismos e outras bobagens

Buscar
  • marcosthomazm

O discurso de Bolsonaro é tão original quanto gasolina adulterada!

Atualizado: Ago 29


Enquanto o brasileiro sofre com preço dos combustíveis, tudo o que o presidente faz é jogar mais gasolina na fogueira, aumentar a chama da desinformação e criar a cortina de fumaça para encobrir a verdade.


Não sou bombeiro, mas vou tentar mostrar que nem precisa ser especialista para conter esse fogo da ignorância.


O extintor desse incêndio criminoso financiado por Bolsonaro está ao alcance das mãos, aliás da vista.


Mas como alguns insistem em permanecer inflamados, se alimentar da combustão presidencial, vamos tirar as cinzas que insistem em ciscar no seu olho e tapar sua visão sobre as causas desta explosão do preço dos combustíveis no Brasil.


“Olho atento na bomba”.


O presidente diz que a culpa é do imposto aplicado pelos governadores nos estados.


A falácia cai por terra em uma rápida busca na internet e processamento da informação...


Aqui na Paraíba, por exemplo, não houve qualquer aumento do ICMS para a gasolina desde que Jair Bolsonaro chegou a presidência, então por que o litro do combustível não para de subir??


Simples, apenas este ano foram quase dez aumentos anunciados pela própria Petrobrás! Quase uma dezena de reajustes em menos de 8 meses completos.


O motivo também é óbvio.


Bolsonaro “dolarizou” os combustíveis. O sistema de cobrança do produto é todo indexado ao mercado exterior. Dólar alto, gasolina mais cara. Mesmo com o Brasil sendo produtor também de Petróleo, toda nossa métrica de cálculo de custo de produção é pautada lá fora.


Mais que isso, a lógica é aumentar o lucro da empresa. Fazer a Petrobrás seguir a cartilha meramente comercial. Ora, ora, a Petrobrás é uma empresa pública. Deve ter lucros, mas servir ao povo brasileiro. Se pode subsidiar a população arcando com parte do custo dos combustíveis, por que não fazê-lo? Apenas para dar mais lucros aos acionistas??


Nesta política atual o aumento dos preços dos combustíveis já é quase 800% superior a inflação no mesmo período! Você pode até concordar com essa modelo neoliberal, referendar o sistema do Mister Chicago, Paulo Guedes, mas, então reconheça de onde vem este furo no tanque, digo, no bolso dos brasileiros.


Ainda tratando sobre impostos... o governo adora transferir responsabilidades para os governadores, vazando óleo na pista para fazer os desatentos escorregarem na interpretação.


O ICMS é a maior fonte de receita estadual e parcela significativa, principal, de muitos entes federados vem exatamente dos combustíveis. O chefe da nação quer comprometer ainda mais os já estancados cofres estaduais, com quedas recorrentes no Fundo de Participação dos Estados, que é redistribuído pelo governo Federal. Aliás, apenas para situar, a redistribuição de receitas é o grande ponto de ignição do Pacto Federativo, que há anos tenta avançar no país. No modelo atual, 70% do arrecadado com impostos e tributos no Brasil vão para a União, restando apenas os outros 30% para repartição entre estados e municípios. E o presidente quer corroer ainda mais o motor das economias estaduais??


Em suma, Bolsonaro é um condutor poluente e usa sua energia suja para intoxicar desinformados e espalhar fuligem no horizonte.


O discurso de Bolsonaro é tão original quanto gasolina adulterada!

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 
 
pexels-photo-776153.jpeg

ENTRE EM CONTATO

Suas informações foram enviadas com sucesso!