O BURACO DA FECHADURA

rabiscos, escrevinhações, achismos e outras bobagens

Buscar
  • marcosthomazm

O "TREME TERRA" E O GRITO DE INDEPENDÊNCIA DO NORDESTE!


Na minha infância o mais próximo que cheguei da idéia de terremoto no Nordeste foi através daquela infame piada de “movimento sísmico” na zona, com Epicentro, Epifânio etc e tal (não conhece, confere abaixo do texto!)...


Mas agora virou moda a terra tremer pra valer e quase rotineiramente nestas bandas!


Se fosse apenas em Pernambuco, eu diria logo que era megalomania dos meus vizinhos, mania de querer ser “diferentona”, “gringa”, destaque mundial e toda essa presepada de “maior do mundo nisso e naquilo”.


É “Recife, a Veneza Brasileira”, “Garanhuns, a Suíça brasileira” e tudo isso só pra começar o devaneio...


Mas o papo aqui é terremoto, terra tremendo e chão balançando!


E apenas neste último final de semana foram registrados abalos sísmicos em pelo menos 3 estados nordestinos: Sergipe, Rio Grande do Norte e Bahia!


Na Boa Terra o “saculejo” foi tão intenso, que rachou casas, derrubou produtos de prateleiras de supermercado e deixou a população da pequena Mutuípe, apavorada.

4,6 pontos na escala Richter, índice incomum nos sismos registrados na região, tanto que ocasionou tantos danos e foi sentida também em algumas localidades da capital Salvador, distante 250 km do epicentro.


Alguns maledicentes já disseram que a intensidade na Bahia foi diferente, porque “lá a Terra não treme, requebra”! Repara só??


Fato é que o “bambu gemeu” mesmo, à vera!


Chão balançando, barulho estrondoso, grito de pavor, correria, 20 ave marias, sinal da cruz, clamor ao padim Ciço, Senhor do Bonfim, Frei Damião e todos os orixás.


Um terremoto tipicamente nordestino!


Aí me aparecem uns especialistas de “num sei quê lá, num sei quê lá” para dizer que esse tipo de fenômeno é comum na região devido a falhas geológicas e movimento de placas tectônicas blá, blá, blá...


Tec... o que cidadão??


“Se saía” com essa explicação pra lá. Agora, só agora, me vem falar de ciência aqui abaixo do Equador?!?!


À boca pequena, nas budegas, feiras livres e demais templos de sabedoria popular o que circula é que o “fuzuê” foi a natureza fazendo cumprir a profecia do Nordeste Independente!


Veja bem, em lendas, cancioneiro popular, folheto de cordel e a zorra toda já se anunciava esse movimento secularmente.


Agora a sábia natureza parece estar fazendo valer a providência de maneira radical: o Nordeste vai se descolar e ao invés de ser um mero país independente, separado político-administrativamente do resto do Brasil “acima de todos”, vai ser logo “desgarrado” fisicamente para virar um continente, gigante, belo, rico e resistente, flanando livre, leve e solto no oceano!


Banhado pelo Atlântico agora de “cabo a rabo”, em tudo quanto é extremidade, norte, sul, leste, oeste!

Ô “diliça”!


(Inspirado em idéia original da minha sertaneja Denise)


Piadas

Terremoto no Ceará


O governo brasileiro instalou um sistema de medição e controle de abalos sísmicos no país. O Centro Sísmico Nacional, poucos dias após entrar em funcionamento, já detectou que haveria um grande terremoto no Ceará. Assim, enviou um telegrama à delegacia de polícia de Icó, no Ceará, com a seguinte mensagem:


Urgente: Possível movimento sísmico na zona. Muito perigoso. 7 na escala Richter. Epicentro a 3km da cidade. Tomem medidas e informem resultados.


Somente uma semana depois, o Centro Sísmico recebeu um telegrama que dizia:

Aqui é da Polícia de Icó. Movimento sísmico totalmente desarticulado.

Richter tentou fugir, mas foi abatido a tiros. Desativamos as zonas. Todas as putas estão presas. Epicentro, Epifânio, Epicleison e os outros cinco irmãos estão detidos. Não respondemos antes porque teve um terremoto da porra aqui.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

DELÍRIOS DE CARNAVAL

Eu me preparei para "quando o carnaval chegar"... Havia um vírus no meio do caminho... O Corona não se preocupa, sei lá, talvez nem seja carnaval no calendário chinês, essa coisa de Ano do Boi etc e c

 
 
pexels-photo-776153.jpeg

ENTRE EM CONTATO

 

©2018 by MTM. Proudly created with Wix.com