O BURACO DA FECHADURA

rabiscos, escrevinhações, achismos e outras bobagens

Buscar
  • marcosthomazm

O VÔO DE MICHAEL JORDAN NA SUA CASA


Se você é fã de esporte, mais que isso, adora reviver e conhecer grandes histórias, precisa assistir a série “Arremesso Final” (The Last Dance no original). Com 4 episódios disponibilizados e a promessa de dois novos capítulos por semana, totalizando 10 edições, a série narra a “Era Michael Jordan” no Chicago Bulls, com foco na temporada 1997-1998!


Se o esporte tem a força mítica de produzir super-heróis, o Olimpo destes Deuses é ocupado por alguns escolhidos, dentre eles o astro “AIR” Jordan, o rei do futebol Pelé etc... São os chamados extraterrenos!


E é sobre esta força avassaladora do mito Michael Jordan que trata o documentário em formato de série, “Arremesso Final”! O jogador que revolucionou o basquetebol, segundo esporte coletivo mais importante do mundo, atrás apenas do futebol. Em apenas uma década Jordan levou o, antes medíocre, inexpressivo Chicago Bulls a 6 títulos do maior campeonato do mundo na modalidade, a NBA! Nos anos 90, se tornou o atleta mais bem pago dentre todos os esportes, o primeiro a ter contrato vitalício com a Nike, a quem emprestou a sua marca e, quase rebatizou a gigante norte americana com o símbolo “Air”! Apenas com as vendas do tênis que levam sua marca da Nike, o astro fatura, hoje, mais de duas décadas após parar de jogar, mais de 700 milhões de reais por ano!


Quem viveu a época pode rever os vôos, quase levitacionais, quem não teve o privilégio pode conhecer este extra-série e suas façanhas. Mas, como estamos falando de um esporte coletivo, um dos grandes trunfos dessa série produzida pela ESPN norteamericana e, aqui no Brasil exibida pela Netflix, é explorar todos os elementos que compõem o entorno e deram sustentação a formação do mito Jordan.


São imagens e relatos raros de bastidores daquele supertime do Chicago Bulls! Do folclórico diretor esportivo, passando pelo técnico rigoroso, apresentando as aprontadas do controverso Denis Rodman, até o grande escudeiro de Jordan, o talentoso Scot Pippen. Estes personagens paralelos, aliás, tem os dramas, conflitos e êxitos também aprofundados na narrativa, como por exemplo, a ameaça explícita de desmanche de um time multicampeão e a explícita insatisfação de Pippen que, mesmo para muitos, sendo o segundo melhor jogador da NBA, tinha apenas o 122 salário dentre todos que disputavam a maior liga de basquete do mundo!


Há algum tempo a ESPN detém o know how de produzir os melhores documentários esportivos, bem acima daquele material insosso, maçante, enfadonho criado, por exemplo, na cobertura das competições da FIFA e mesmo das Olímpiadas...


A narrativa é dinâmica, alternando grandes lances sincronizados com depoimentos inéditos dos atores do fenômeno Bulls, resgate de falas e momentos históricos e até um bônus com relatos de personalidades que viveram à época como os dois ex-presidentes norte americanos Barak Obama e Bill Clinton, que se rendem a magia dos “touros rubronegros”!


Toda esta riqueza de elementos é emoldurada em um roteiro e montagem ágil, dinâmica, que desafia a cronologia convencional e flutua entre tempos diferentes com desenvoltura, sem perder o fio condutor!


Uma história rica, fenomenal, sobre um dos maiores feitos do esporte mundial, capitaneada por um fora de série e embalada em um material refinado, cuidadoso e fidedigno. “Arremesso Final” é uma pedida ideal nestes tempos de reclusão e busca de opções para programas caseiros!

31 visualizações0 comentário
 
 
pexels-photo-776153.jpeg

ENTRE EM CONTATO

Suas informações foram enviadas com sucesso!