O BURACO DA FECHADURA

rabiscos, escrevinhações, achismos e outras bobagens

Buscar
  • marcosthomazm

Palco Tabajara celebra a rádio pioneira da PB e homenageia Elza Soares


Quando a Rádio Tabajara nasceu, Elza Soares tinha apenas 6 anos de idade.


De lá pra cá, a carioca invadiu o rádio para ganhar o mundo, viveu, sofreu, amou, rompeu...


Foi batizada de "a voz do milênio" pela maior emissora do planeta e, infelizmente, nos deixou na última semana.


Dentre milhares de fãs, seguidores e admiradores, dois deles subirão aos Palcos, ou melhor ao "Palco Tabajara", para celebrar os 85 anos da pioneira da radiofonia paraibana.


O dial, o som em ondas curtas, ou médias, a vocação artística, o alcance das multidões, que exemplificam tão bem a trajetória de Elza e da Tabajara.


A primeira, a despeito de seu talento, além qualquer natureza externa, muito provavelmente não alcançaria a glória e reconhecimento sem o rádio. Foi lá. no programa de Ary Barroso que ela anunciava que vinha do "Planeta Fome".


Já a segunda se confunde com a história da própria PB nas últimas 8 décadas e se rejuvenesce a cada ano.


Ambas quebram e quebraram paradigmas, fazem vanguarda e abrem clareiras.


Ainda está achando estranha, talvez oportunista a associação??


Desconhece o poder de atração entre duas forças da natureza!


Além das afinidades de potência, Rádio Tabajara e Elza Soares já estiveram juntas em uma mesma jornada. A Orquestra Tabajara, do maestro Severino Araújo, gestada nos muros da rádio e que depois ganhou vida própria, gravou disco com Elza.


Tanto a Rádio Tabajara quanto Elza serão celebrados hoje a noite na abertura do Palco Tabajara Verão 2022.


A Rádio será reverenciada por ser o canal oficial do programa, especialmente hoje, em pleno dia do seu aniversário, 25 de janeiro.


E a cantora carioca, além do legado claramente presente na obra dos astros da noite Bixarte e João Carlos Jr. será homenageada com uma versão do clássico "A Carne", com reforço de Will a dupla.


Você pode conferir a influência de Elza sobre o trabalho de João Carlos Jr. e Bixarte, além do que ambos prepararam para o Palco desta noite ouvindo o podcast do Aumenta com participação dos dois e direito a algumas versões de música no estúdio:


https://anchor.fm/aumenta/episodes/Aumenta-Sessions-21---Bixarte-e-Joo-Carlos-Jr-e1ddbst


O projeto


Apesar da justa homenagem a Elza e o caráter universal de sua arte, além divisas, vale destacar que a proposta do espaço é eminentemente autoral e paraibana. Pelo menos 60% do repertório de cada artista é original e local.


Em sete edições do evento mais de uma centena de artistas diferentes, de vários estilos se revezaram nos Palcos, a maior parte realizada no memso espaço desta temporada: o chão sagrado da Usina Energisa, co-realizadora e apoiadora deste e de outros projetos culturais na cidade.. Confira abaixo a programação geral desta temporada.


O Palco Tabajara é uma realização da Empresa Paraibana de Comunicação com parceria da Usina Energisa, onde também acontece o evento. Você pode acompanhar tudo através dos nossos.canais tradicionais no rádio: AM 1.100/FM 105,5 ,ou YouTube e Facebook da Rádio Tabajara.


Programação completa Palco Tabajara


§ 25 de janeiro (85 anos Rádio Tabajara) João Carlos + Bixarte


§ 01 de fevereiroCaburé + Freetoz


§ 08 de fevereiroSeu Pereira + La Gambiaja


§ 15 de fevereiro Elon + Eloquentes


§ 22 de fevereiroPolyanna Resende + Tracundum


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 
 
pexels-photo-776153.jpeg

ENTRE EM CONTATO

Suas informações foram enviadas com sucesso!