O BURACO DA FECHADURA

rabiscos, escrevinhações, achismos e outras bobagens

Buscar
  • marcosthomazm

RÁDIO TABAJARA- A história da Paraíba passa aqui

Atualizado: 3 de Fev de 2020



Este ano a Rádio Tabajara, a pioneira da Paraíba e umas das mais antigas do país, está completando 83 anos de história! A celebração, de fato, se deu no dia 25 de janeiro. Somam-se oito décadas de serviços prestados a cultura, esporte e jornalismo paraibano, a “santa trindade” a que a emissora se devota desde sua fundação, lá no distante ano de 1937...


Eu tenho o prazer de ser, mesmo que apenas “um átomo” desta energia vital, força bruta que emana das ondas sonoras da Rádio Tabajara. Como amante do rádio e “operário” deste veículo desde o início da minha jornada profissional, contribuir com esta rica história, escrever algumas páginas neste legado indelével e poder participar diretamente da modernização da emissora é motivo de satisfação plena!


Vejamos o que vem por aí...


Embalada por esta rica história, a rádio de todos os paraibanos se aproxima do seu centenário esbanjando pujança e sendo vanguarda também nas novas tecnologias. Uma “jovem senhora” em pleno vigor e processo de transformação! Preparada para, ainda neste ano de 2020, sair das ondas da AM para FM e de visual inteiramente novo se repaginar na Parahyba FM 103,9. O novo “batismo” assim como a trajetória da emissora remete a própria história do estado onde está localizada, a origem, começo de tudo nestas terras.


Assim no mesmo espaço físico a radiofonia oficial da Paraíba terá duas emissoras FMs, a Tabajara e a Parahyba.


A primeira será a herdeira, continuadora do legado de notícias com jornalismo focado na prestação de serviços, utilidade pública e pluralidade de vozes e cobertura esportiva focada eminentemente no local.


Já a nova Parahyba FM exponenciará o trabalho histórico de propagação da música e cultura paraibanas. Um espaço exclusivamente para “exposição” da arte com predominância das manifestações locais e exibição dos sons que embalam nosso estado. Se hoje, aqui na “rádio de todos os paraibanos” se executa cerca de 50% de músicas locais, imagine isso espalhado por quase 24 horas de programação direta, sem programas jornalísticos?! Um oásis para os artistas locais e um deleite para os ouvintes, que podem ter acesso a rica produção paraibana!


Mas, muito além do tradicional sinal sonoro da Tabajara, as mudanças e novidades se expandem pelas novas tendências tecnológicas. Boa parte dos programas já são gerados ao vivo via streaming (facebook, instagram, youtube etc).



Marcos Thomaz e Lima Souto gravando TabajaraCast

E a maior das inovações está na implantação do podcast, novo fenômenos das novas tecnologias em rádio! A Tabajara já detêm o maior acervo de podcasts entre as emissoras da Paraíba e, recentemente iniciou um projeto de produção exclusiva para a ferramenta. Uma delas é a apresentação de bastidores de grandes matérias e séries.


Soma-se a isso tudo o conceito de “rádio viva”, foco da diretora-presidente da Empresa Paraibana de Comunicação, Naná Garcez. A proposta é levar a rádio para grandes eventos, perto do público, anunciantes e grandes idéias. Como programas gerados em Exposição Tecnológica, Fórum de Segurança, Feira de Empreendedorismo e, claro, o “filho da casa”, Palco Tabajara, maior vetor de difusão da música autoral paraibana.


Ainda nesta proposta de se “espalhar” pelo estado, a Rádio Tabajara realiza o Festival de Música da Paraíba, uma grande iniciativa com 3 eliminatórias em cidades diferentes e centenas de artistas de todos os cantos do estado inscritos.


Para conhecer um pouco mais da história e conferir todas estas novidades em implantação, basta clicar nos links abaixos e ouvir a série de Cibelly Correia sobre a história da Rádio Tabajara:


https://open.spotify.com/episode/12PPeOJoeyyjTkJ3JNEN5W?si=69jGs0ptRuaKx0cmBmeHrQ


https://open.spotify.com/episode/3fscod3OEKEDVrl6rRLFGm?si=tly_tzIAQeGiI2GQ_e3HIg


Marcos Thomaz- Gerente Ex. de Jornalismo da Rádio Tabajara

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

DELÍRIOS DE CARNAVAL

Eu me preparei para "quando o carnaval chegar"... Havia um vírus no meio do caminho... O Corona não se preocupa, sei lá, talvez nem seja carnaval no calendário chinês, essa coisa de Ano do Boi etc e c

 
 
pexels-photo-776153.jpeg

ENTRE EM CONTATO

 

©2018 by MTM. Proudly created with Wix.com