marcosthomazm
Rádio Tabajara reconta os quase cem anos de história e monta cobertura mais democrática das Eleições

Sempre busco evitar autopromoção, enaltecer feitos próprios.
Invariavelmente, isso soa cabotino.
E eu nem quero me gabar mas, agora vou deixar a modéstia e a falsa modéstia de lado e “vender o peixe”...
Primeiro, que meu orgulho é além de mim. Se refere a Rádio Tabajara.
Depois, afirmo que esta construção é coletiva, a começar pela própria gestão nas figuras da presidente Naná Garcez e do diretor Rui Leitão, que “nos dá asas” para estas iniciativas arrojadas.
Mas, nada disso seria viável, possível de se efetivar sem uma equipe antenada e engajada em ser um agente continuador deste legado de relevância da Rádio Tabajara.
Aí está a mola propulsora desta engenharia toda.
“Revisitar o passado para evoluir”.
Noves fora a hierarquia, o que está em cima, embaixo, do lado, de banda...
Fato é que a pioneira emissora estadual segue, aos 85 anos, sendo vanguarda, inovando e cumprindo sua missão de ser a voz de todos os paraibanos.
Mais duas relevantes iniciativas se avizinham trazendo produtos únicos e reavivando a marca da Tabajara como símbolo de história, diversidade e riqueza da Paraíba.
85 anos contando e cantando a Paraíba
No próximo domingo, também conhecido como depois de amanhã, estreia uma ampla série sobre este quase um século de prestação de serviços a sociedade paraibana.
Quase 20 episódios, um a cada semana, passeando por editorias e temas que marcaram a história da rádio, da Paraíba e, por que não, do mundo?
Afinal, que veículo local cobriu, in loco, mais Copas, Olímpiadas que a Tabajara?
Onde foram realizados os clássicos programas de auditório?
De onde saiu para ganhar o mundo a internacional Orquestra Tabajara?
Em qual dial os governadores fizeram anúncios exclusivos a população?
Qual rádio toca a música paraibana em quase 50% da sua programação?
Que emissora paraibana instalou um núcleo e,pioneiramente, produziu produtos exclusivos para podcast??
Tudo isso estará na série “Especiais 85 anos da Rádio Tabajara- Os grandes marcos da Rádio que toca a Paraíba” (o Marcos aí é obra do marketing, ok? A quem queira me acusar, injustamente, de exibicionismo).
Serão 3 exibições semanais, em horários e dias distintos. Aos domingos, no programa Máquina do Tempo, comandado pelo DJ Brasinha, às terças dentro do Jornal Estadual e às quintas durante o Fala Paraíba.
A organização do material cabe a nossa “pequena-gigante” editora Ívyna Souto.
A casa da Democracia
Já para agosto, em meio a programação para a cobertura mais tradicional das eleições, terá início a rodada de entrevistas com os candidatos a governador da Paraíba.
Mais um vez, assim como fez durante o último pleito municipal, quando entrevistou de maneira inédita os 14 candidatos a Prefeitura de João Pessoa, todos os postulantes ao Palácio da Redenção passarão pelos microfones da Tabajara, independente dos partidos que representam atenderem ao coeficiente eleitoral.
Uma reunião com as equipes dos seis pré-candidatos anunciados até agora formalizou o calendário de sabatinas, que terá início no dia 09 de agosto, na semana posterior a data limite para realização das convenções partidárias.
Todas as entrevistas serão realizadas dentro do Programa Fala Paraíba, das 11h às 11h45, com regras, tempo e condições iguais acordadas entre as partes.
Confira abaixo o calendário de entrevistas da Rádio Tabajara com os postulantes ao Governo da Paraíba:
-09 Agosto - Antonio Nascimento (PSTU)
-10 Agosto - João Azevedo (PSB)
-12 Agosto - Nilvan Ferreira (PL)
-15 Agosto - Adjany Simplício (PSOL)
-18 Agosto - Pedro Cunha Lima (PSDB)
-19 Agosto - Veneziano Vital (MDB)